Em
2003 iniciei o Projeto Xadrez na Escola Pública onde ainda trabalho. A prática de um jogo dentro das aulas de
matemática era uma proposta inovadora. De imediato todos gostaram da ideia,
porém nem todos sabiam jogar, e alguns achavam que aquele “jogo milenar” era
apenas para os “intelectuais”! Apresentei o jogo e as regras, e a partir de
então, lá estavam os alunos fascinados e envolvidos com o projeto uma vez por
semana.
Durante o processo começaram a
surgir alunos que já praticavam o jogo em casa, ou com amigos, e estes passaram
a ser os meus monitores em sala de aula. Surgiram, então, os “Mestres Multiplicadores
Voluntários do Xadrez”. Com a presença deles o Projeto Xadrez enriqueceu! E ao longo de dez anos este grupo de
voluntários tem se revezado, e o que é melhor, a experiência do trabalho
voluntário na escola tem se refletido na vida deles.
A Escola Pública onde atuo
tem obtido resultados relevantes ao longo dos anos. Nossos alunos têm se
destacado nas avaliações propostas pelo governo, mas na sociedade como um todo,
ela tem feito a diferença! Hoje comemoramos Dez Anos do Projeto Xadrez:
“BATALHA DO CONHECIMENTO – PRAZER EM APRENDER”.
A cidade pratica o jogo de xadrez
na maioria das escolas, e todos têm consciência da importância dele na formação
intelectual e social de cada criança e adolescente. Poucos dias atrás recebi
uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de S. Paulo. Nos próximos
dias vamos inaugurar na Escola a “Praça do Xadrez”, e simbolicamente
colocaremos DEZ MESAS que representarão esta data tão especial. Que o exemplo
da Escola Pública possa ser multiplicado no Brasil e no mundo!
Que privilégio
"Ser uma Professora"!