"A VIDA É UMA ESPÉCIE DE XADREZ, NO QUAL TEMOS PONTOS A GANHAR E ADVERSÁRIOS A ENFRENTAR". Benjamin Franklin

DEZ ANOS DE HISTÓRIA – DEZ ANOS DE VITÓRIAS – "A EDUCAÇÃO DÁ AOS PEÕES PODERES DE REIS!"


 Em 2003 iniciei o Projeto Xadrez na Escola Pública onde ainda trabalho.  A prática de um jogo dentro das aulas de matemática era uma proposta inovadora. De imediato todos gostaram da ideia, porém nem todos sabiam jogar, e alguns achavam que aquele “jogo milenar” era apenas para os “intelectuais”! Apresentei o jogo e as regras, e a partir de então, lá estavam os alunos fascinados e envolvidos com o projeto uma vez por semana.
Durante o processo começaram a surgir alunos que já praticavam o jogo em casa, ou com amigos, e estes passaram a ser os meus monitores em sala de aula. Surgiram, então, os “Mestres Multiplicadores Voluntários do Xadrez”. Com a presença deles o Projeto Xadrez enriqueceu!  E ao longo de dez anos este grupo de voluntários tem se revezado, e o que é melhor, a experiência do trabalho voluntário na escola tem se refletido na vida deles.
 A Escola Pública onde atuo tem obtido resultados relevantes ao longo dos anos. Nossos alunos têm se destacado nas avaliações propostas pelo governo, mas na sociedade como um todo, ela tem feito a diferença! Hoje comemoramos Dez Anos do Projeto Xadrez: “BATALHA DO CONHECIMENTO – PRAZER EM APRENDER”. 
  A cidade pratica o jogo de xadrez na maioria das escolas, e todos têm consciência da importância dele na formação intelectual e social de cada criança e adolescente. Poucos dias atrás recebi uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de S. Paulo. Nos próximos dias vamos inaugurar na Escola a “Praça do Xadrez”, e simbolicamente colocaremos DEZ MESAS que representarão esta data tão especial. Que o exemplo da Escola Pública possa ser multiplicado no Brasil e no mundo! 

Que privilégio "Ser uma Professora"!