Toda
criança ou adolescente gosta de DESAFIOS! Na realidade se fizermos uma pesquisa
profunda vamos concluir que o ser humano é movido por DESAFIOS! E dentro desta
questão podemos incluir os JOGOS e o quanto eles podem ser grandes aliados em
áreas específicas de aprendizado. Muitas pesquisas têm comprovado que eles
melhoram habilidades cognitivas e perceptuais.
Durante dez anos tive a
oportunidade de desenvolver um projeto xadrez vitorioso, nas aulas de
matemática, dentro da Escola Pública.
Hoje aplico a experiência adquirida em aulas de Inglês, com crianças e
pré adolescentes, e os tenho
alfabetizado nesta segunda língua através do Jogo de Xadrez e seus preciosos
ensinamentos.
Uma vez por mês dividimos a sala em dois grupos mistos. Eles
esperam com ansiedade este dia, pois o Jogo de Xadrez é um DESAFIO onde a mente
pratica a ginástica através de seus inúmeros neurônios e as turmas aprendem ao
brincar. Antes do “Dia do Jogo, ou o Dia
do Desafio” as aulas são focadas em temas que prepararão os alunos para
utilizá-los no jogo, tais como verbos em tempos corretos e diálogos que
facilitarão o trabalho em equipe. Cada aluno tem o seu “livrinho” de apoio.
Durante o jogo eles ouvem músicas que aprenderam durante o mês. Tudo é realizado
com muita liberdade e prazer, assim como dos alunos como a professora. Quando
existe prazer em aprender, há prazer em ensinar! O Jogo de Xadrez não ocupa o
papel central das aulas, mas sem dúvida é um fator motivador que tem feito a
diferença!
Every child or teen like
CHALLENGES ! In fact if we make deep research we conclude that the human being
is moved by CHALLENGES! And in this issue we include GAMES and how they can be
great allies in specific learning areas . Many researches have proven that they
improve cognitive and perceptual skills .
For ten years I had the opportunity to develop a victorious Ches
Project in math classes , within the Public School. Nowadays I apply my
experience in English classes, with children and pre teens. They learn a second
language through the Chess Game and its precious teachings .
Once a month we
have two mixed groups . They anxiously
await this day. Chess Game is a CHALLENGE where the mind practicing gymnastics
through its numerous neurons and groups learn to play and speak English. Before
the " Match Day , or Challenge Day " classes are focused on topics that
will prepare students to work them in the game , such as verbs in correct times
and dialogues that facilitate teamwork . Each student has his "little book"
as a support.
During the game they hear and sing songs they learned during the
month. Everything is done with great freedom and pleasure as well as students
and the teacher . When there is pleasure in learning there is pleasure in
teaching! Chess Game does not occupy the central role of the classes , but
certainly it is a motivating factor that has made a difference !