"A VIDA É UMA ESPÉCIE DE XADREZ, NO QUAL TEMOS PONTOS A GANHAR E ADVERSÁRIOS A ENFRENTAR". Benjamin Franklin

JOGO: UM DESAFIO EM SALA DE AULA - GAME : A CHALLENGE IN THE CLASSROOM

1
Toda criança ou adolescente gosta de DESAFIOS! Na realidade se fizermos uma pesquisa profunda vamos concluir que o ser humano é movido por DESAFIOS! E dentro desta questão podemos incluir os JOGOS e o quanto eles podem ser grandes aliados em áreas específicas de aprendizado. Muitas pesquisas têm comprovado que eles melhoram habilidades cognitivas e perceptuais. 
1
Durante dez anos tive a oportunidade de desenvolver um projeto xadrez vitorioso, nas aulas de matemática, dentro da Escola Pública.  Hoje aplico a experiência adquirida em aulas de Inglês, com crianças e pré adolescentes, e  os tenho alfabetizado nesta segunda língua através do Jogo de Xadrez e seus preciosos ensinamentos. 
1
Uma vez por mês dividimos a sala em dois grupos mistos. Eles esperam com ansiedade este dia, pois o Jogo de Xadrez é um DESAFIO onde a mente pratica a ginástica através de seus inúmeros neurônios e as turmas aprendem ao brincar.  Antes do “Dia do Jogo, ou o Dia do Desafio” as aulas são focadas em temas que prepararão os alunos para utilizá-los no jogo, tais como verbos em tempos corretos e diálogos que facilitarão o trabalho em equipe. Cada aluno tem o seu “livrinho” de apoio. 
1
Durante o jogo eles ouvem músicas que aprenderam durante o mês. Tudo é realizado com muita liberdade e prazer, assim como dos alunos como a professora. Quando existe prazer em aprender, há prazer em ensinar! O Jogo de Xadrez não ocupa o papel central das aulas, mas sem dúvida é um fator motivador que tem feito a diferença!
1
        Every child or teen like CHALLENGES ! In fact if we make deep research we conclude that the human being is moved by CHALLENGES! And in this issue we include GAMES and how they can be great allies in specific learning areas . Many researches have proven that they improve cognitive and perceptual skills . 
1
        For ten years I  had the opportunity to develop a victorious Ches Project in math classes , within the Public School. Nowadays I apply my experience in English classes, with children and pre teens. They learn a second language through the Chess Game and its precious teachings . 
1
        Once a month we have  two mixed groups . They anxiously await this day. Chess Game is a CHALLENGE where the mind practicing gymnastics through its numerous neurons and groups learn to play and speak English. Before the " Match Day , or Challenge Day " classes are focused on topics that will prepare students to work them in the game , such as verbs in correct times and dialogues that facilitate teamwork . Each student has his "little book" as a support. 
1
       During the game they hear and sing songs they learned during the month. Everything is done with great freedom and pleasure as well as students and the teacher . When there is pleasure in learning there is pleasure in teaching! Chess Game does not occupy the central role of the classes , but certainly it is a motivating factor that has made a difference !
1